sexta-feira, 5 de março de 2010

Tudo é relativo?

Quando digo para alguém que tudo é relativo, e que provavelmente não exista nenhuma regra ou ordem que vá nos levar ao sucesso, e portanto não existe um "certo" a seguir.O primeiro argumento que surge para essa pessoa é o seguinte:

-Se você disser que tudo é relativo, você enlouquece, e talvez comece a ver roubar e matar como certo.

O que é verdade, como diz Dostoiévski(obviamente o trecho a seguir foi retirado do wikipedia, não tenho tanta cultura):
"Se Deus está morto, então tudo é permitido"

Provavelmente, nunca irei achar matar e roubar "certo" e não irei fazer ambos.Afinal tive um educação tradicional, que me ensinou o que é "errado", e por mais que eu queira, eu não escapo dessa minha formação.

Mas o fato é que, se você pensar que tudo é relativo(excluindo essa afirmação haha), talvez você enlouqueça, e seja antiquado para a sociedade.Mas não quer dizer que tudo NÃO é relativo.

Basicamente, ser niilista dificulta sua vivência, mas não significa que é errado.

Enfim, só mais um devaneio meu que provavelmente não irá me levar a nada.

2 comentários:

Archos disse...

Relatividade da moral e de coisas do tipo é algo realmente complicado. A principio, se vc pensar puramente com o raciocinio logico e excluir fatores de moral, religião, cultura e afins, "tudo é valido". Inclusive estuprar, matar, saquear, humilhar, ou seja, causar dano alheiou num geral.
Acho que nessas horas, algo que ajuda é pensar num coletivo. Ninguem gosta de sofrer qualquer tipo de dano (fisico, material, moral, nada) causado por outra pessoa; ou seja, ninguem gosta de ser usado por outra pessoa para que essa obtenha vantagem, fazendo vc ficar em desvantagem. E, a melhor forma de evitar que isso aconteça, é formar um consenso de que "não se deve fazer isso", algo que temos na religião, na lei (alias, heis o papel das leis), etc. E isso, pra quem desacredita em valores e costumes, é algo logicamente aceitavel: vc não pratica pra que haja um consenso de que fazer isso é ruim, e ae todo mundo não sai prejudicado. O que fode é que o ser humano é ganancioso, e muitas vezes da um "foda-se" nisso, e fode alguem pra ficar em vantagem.
E ae surge o nosso mundo e nossa sociedade, zoada pra porra do jeito que é D:

Mas pense nisso. É extremamente aceitavel adotar valores para um bem proprio e para um bem maior, por mais "irracionais" que eles possam parecer a principio. Além disso, racionalidade nem sempre é algo tão foda e grandioso assim... Muitas vezes costuma ser uma grande bosta :P

Matheus Ota disse...

sim, eu sei que as leis "harmonizam" a sociedade e evita o caos.Mas o que me faz aceitar as leis é essa parte que eu não "escapo", é uma parte minha irracional e emocional.

Mas valorizo essa parte minha, afinal se não fosse por ela ja estaria insano.

Postar um comentário