segunda-feira, 19 de abril de 2010

Por que o Ensino Médio no Brasil é uma merda?

Estou no Ensino Médio, não sou CDF, mas dou meus pulos para passar de ano.Essa é minha "motivação", passar de ano, já que não sei o que quero "prestar".

Mas e aqueles que não possuem essa motivação?Cito alguns dos motivos que possam fazer o cidadão estudar:

1 Papai e Mamãe me dão bronca.
2 Papai e Mamãe trabalham muito, e quero valorizar seu esforço.
3 Quero prestar medicina ou algum curso semelhante.
4 Gosto de estudar.
5 Não gosto muito de estudar, mas quero ter um futuro e viver bem.

Vamos ver porque alguns não possuem nenhuma dessas "motivações"

-A 1 e a 2 se baseiam nos pais.A única diferença é que uma se baseia no medo, e a outra numa consideração politicamente-correta.Ambas podem ser anuladas pelo fato de que dificilmente alguém fará algo puramente pelo outro,somos egoístas.

-Nem todo mundo quer estudar medicina.Na verdade a maioria das pessoas não sabem o que vão prestar.O fato é que grande parte deles não irão escolher a profissão porque ama, e sim, porque se encaixa melhor no seu perfil.

-Nem todo mundo gosta de estudar, e aqueles que não gostam, não tem coragem de mostrar para a sociedade que não querem estudar, o que nos leva a motivação 5.Que é onde a maioria das pessoas estão.

Estamos vivendo uma época em que se valoriza o conhecimento, a razão, os iluministas de certa forma, nos influenciam até hoje.Assim, as escolas foram criadas, onde os professores "traduzem" vários conhecimentos complexos, de modo simplista e superficial.Afinal os filósofos e matemáticos demoraram anos para assimilar e criar suas fórmulas e pensamentos.

Assim é natural essa repulsa a essa quantidade exagerada de conhecimento que é "vomitada" em cima de nós, quando não se entende o que está sendo falado, e somente se abstrai em fórmulas sem sentido aparente, aquilo é dito chato.

Mas quando uma sociedade dita como certo um comportamento, os indivíduos dela, por mais incompatível que aquilo possa ser, aceitam.Mas não irão fazer aquilo com dedicação nem amor, eles só aceitam.E é esse o sentimento numa sala de aula, as aulas são vazias, não existe paixão naquilo.Os alunos preferem os amigos e as "festinhas" do que as aulas.

Desculpe, mas me parece burrice querer insistir em um sistema que é desde cedo destinado ao fracasso.Os alunos que "gostam" de estudar ou que simplesmente estudam são, às vezes, excluídos.O "legal" é aquele que não estuda.Mas me diga porque então, esse sujeito está na escola?Porque são "obrigados" desde cedos a irem na escola talvez.E talvez se a decisão de ir na escola fosse mais espontânea, aquele sujeito que que hoje não mostra interesse para não ser "discriminado", ia gostar de uma aula.Afinal ele quis isso, e quando quisesse parar, simplesmente parava.

Enfim, é óbvio que esse texto é parcial, e quero favorecer minha situação de adolescente que não gosta de estudar.

0 comentários:

Postar um comentário